Clique aqui para ler a matéria
PICO DE SÃO SEBASTIÃO,
O TETO DE ILHABELA
Por Jorge Soto Fotos/ José Augusto


É sabido q a Ilha de São Sebastião (Ilhabela) se divide em duas, com culturas totalmente distintas: a moderna continental e a selvagem oceânica!
Clique aqui para ler a matéria
Clique para ler a matéria
Clique aqui para ler a matéria
LABIRINTO DE AREIA NOS LENÇÓIS MARANHENSES

São muitos os adjetivos q fazem do Pq Nacional dos Lençóis a maior atração do Maranhão. Razões + q suficientes p/ conferir de perto este local q é realmente de paisagem surreal, composta de uma mistura impar de dunas douradas, lagoas cristalinas, oásis verdejantes e habitantes simples e hospitaleiros, q tem sua rotina - e conseqüentemente, a vida - regida pelo capricho dos ventos...

Atenção: O site Brasil Vertical adverte que as atividades de Montanhismo e Escalada são inerentemente perigosas, oferecem risco e que devem ser praticadas somente por indivíduos com conhecimento técnico e equipamento adequado e que assumam pessoalmente todas as responsabilidades.
As informações aqui oferecidas não substituem a formação por meio de cursos técnicos ou contratação de guias. Verifique sempre todo o seu equipamento, antes e depois da atividade.
Tenha boas informações sobre o local aonde pretende ir. Escalando, use sempre capacete!

(RE) DESCOBRINDO AS PRAIAS DE CABRAL —
Por Jorge Soto

Quando aportaram no país, no dia 22 de abril de 1500, os portugueses da esquadra de Cabral acreditavam ter encontrado o paraíso terrestre, e o escrivão da empreitada, Pero Vaz de Caminha, não poupou adjetivos à exuberância de nosso litoral ao rei Dom Manuel. Praias belíssimas, mata atlântica rica, água cristalina, nativos hospitaleiros, enfim, um paraíso mesmo. E agora?

TRILHOS & TRILHAS DA ANGRA DOS REIS-LIDICE — Por Jorge Soto/Fotos José Augusto

Próxima dos principais centros urbanos do pais,
a Rio-Santos, revela bem + q uma seqüência de praias badaladas. Antes da serra cair no mar e adentrando na região montanhosa entre Angra dos Reis e Lidice, encontraremos trilhas desconhecidas, rios cristalinos e cachus refrescantes em meio a exuberante Mata Atlântica.

Clique aqui para ler a matéria
ITUPAVA: O CAMINHO DO MAR

Inúmeros foram os caminhos coloniais q cortaram os vales da Serra do Mar na região sudeste. No Paraná, o "Caminho de Itupava" foi o q mais se destacou das 3 artérias principais q serviam ao agitado comercio entre o planalto e o litoral. Aberto por índios, calçado por escravos e utilizado por bandeirantes e tropeiros, os quase 30km do Itupava...

Clique aqui para ler a matéria
CÂNIONS DE URUBICI:
ENTRE CHARCOS E PENHASCOS

A culpa é da Cleusa e do Guga, q cantaram em verso e prosa as maravilhas da Serra Geral em sua breve passagem pela pequena Urubici, sudeste catarinense. Tanta empolgação apenas aumentou durante a coleta de infos, ainda + ao saber da possibilidade de uma travessia selvagem de 4 dias pela borda de penhascos q vai de Urubici ate Bom Jd da Serra, atravessando de pta a pta o Pq Nacional São Joaquim, onde já foi registrada a temperatura + baixa do pais (-17ºC).


___ Trekking
DE CATAS-ALTAS AO CARAÇA:
TRILHANDO COM OS LOBOS

Tem caminhadas cuja oferta (e freqüência) supera a procura, permitindo q sejam adiadas p/ proxima ocasião. É o caso da Peterê, Papagaio, Joatinga, etc. Por sua vez, há àquelas q são rarissimas sequer de serem mencionadas, qto mais dedicação e interesse na coleta de infos p/ chegar as vias de fato.

Clique aqui para ler a matéria
TRANSPETAR: TRAVESSIA CAVERNOSA
NO VALE DO RIBEIRA

Por Jorge Soto Fotos Rodrigo Schemes

Durante a Revolução de 32 foram muitos os refúgios serranos q os soldados constitucionalistas encontravam p/ escapar do cerco legalista. Por sua proximidade e terreno acidentado, o Vale do Ribeira (extremo sul de SP) tb teve a sua 'trilha constitucionalista'. Conhecida por garimpeiros desde o século 17, esta caminhada corta de norte a sul o PETAR,...
Clique aqui para ler a matéria
PARA O 'ALTO DA BOCAINA' E AVANTE!!!
Por Jorge Soto Fotos
Rex
Ao mencionar a palavra Bocaina, imediatamente vem à mente à famosa Trilha do Ouro. No entanto, a Serra da Bocaina, não se limita aos arredores do Parque Nacional homônimo, da qual sai a trilha mencionada q desce a serra e termina no litoral carioca; a Bocaina é tao vasta q se estende por campos e terras altas nos municípios paulistas de São Jose do Barreiro e Areias, quase desconhecidos em sua porção oeste.
Clique aqui para ler a matéria
Clique aqui para ler a matéria
BEIRANDO ABISMOS NA SERRA GERAL
Por Jorge Soto Foto Fran Rodrigues
Parecia "deja vu". Mal tínhamos voltado dos cânions de Urubici q novamente nos sentimos impelidos a retornar àquelas gargantas de pedra q servem de divisa natural entre SC e RS. Desta vez nos aventuramos bem mais ao sul, indo alem do extremo norte do PN Serra Geral ate seu "rincão" sul, em Aparados da Serra.

LAPINHA-FECHADOS:
SOBERBA TRAVESSIA NA SERRA DO CIPÓ


Por Jorge Soto
Fotos Alessandro de Jesus/Luciana Barreiro

Encravado no extremo sul da Serra do Espinhaço, o vilarejo da Lapinha é sempre lembrado por sua travessia + notória, rumo Tabuleiro.

Clique aqui para ler a matéria
“CONQUISTANDO OS "MONOLITOS" DO CIRIRICA”
Por Jorge Soto / Fotos Célio Vong

Se o Pico Paraná é o Everest da "Cordilheira" do Ibitiraquire e pto culminante do sul do pais, o Ciririca certamente é seu K2.
O isolamento, alta declividade, mata fechada, escassez de água e até de espaço são obstáculos nada desprezíveis desta imponente montanha, que se caracteriza por 2 singulares "monolitos" q ornam o seu cume.
Clique aqui para ler a matéria
VALE DO PATI, A TRAVESSIA-MOR DA CHAPADA
Texto e Fotos por Jorge Soto

A Chapada Diamantina é uma miragem de pedra, alta e colorida no meio dos tons ocres e secos do sertão baiano. O relevo e as chuvas no verão promovem a profusão de rios, vegetação rica e abundante, grutas, cachoeiras e serras...

SERRA FINA NORTE-SUL: TRAVESSIA DO RIO CLARO Por Jorge Soto Fotos: José Augusto C.

Esta foi nossa epopéia de 5 dias vividos intensamente no coração da Mantiqueira nessa dura e árdua pernada. 'Travessia do Rio Claro', 'Serra Fina Norte-Sul' ou 'Pedra da Mina Transversal'.

Clique aqui para ler a matéria