Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo de novidades por e-mail!

GUARIPU: A "OUTRA" TRILHA DO OURO PDF Imprimir E-mail
Seção: Trekking - Categoria: Geral
Escrito por Jorge Soto   
Dom, 22 de Março de 2009 18:45
Índice do Artigo
GUARIPU: A "OUTRA" TRILHA DO OURO
CHEGANDO NA CACHOEIRA DO VEADO (O ANIMAL)
CAMINHANDO QUASE 30KM
CHEGANDO EM ARAPEI
Todas as Páginas

Fotos Ronald Colombini

vale_da_nascente_do_rio_guaripu_2

Vale da nascente do rio guaripu

A Serra da Bocaina, porção generosa de mata atlântica localizada entre SP e RJ, sempre foi sinônimo de "Trilha do Ouro". Porem, a idéia corrente disseminada pela mídia é que havia somente àquele caminho centenário. Errado. Na época colonial, a Bocaina era grande demais pra se resumir apenas UM caminho; havia sim um emaranhado de caminhos (oficiais ou não) q alem de descer a serra, serviam de ligação entre as movimentadas cidades e vilarejos no auge do ciclo do Ouro. Um deles é a Trilha do Rio Guaripu, travessia de mais de 53km q em 3 dias percorre quase transversalmente à sua variante + famosa, sentido nordeste. Sai de Campos Novos de Cunha, atravessa a exuberante e intocada Mata Atlântica, cruza com o Mambucaba e conclui em Arapei.

UM DIA TODO ATE CAMPOS DE CUNHA

Saltamos em Guaratinguetá - eu e o Ronald - as 11:30, após 2hrs e meia de modorrenta viagem de sp. Seria um presságio da demorada trip q se seguiria depois? Tivéssemos saído antes... Bem, de Guará saimos às 13hrs p/ Cunha, e após quase 50km socolejantes feitos no mais profundo sono, chegamos ao nosso destino às 14:30!! Lá fomos informados q o bus das 15:30 p/ Campos Novos não existia mais, apenas o das 18:30, inviável pq nos atrasaria demais. Podíamos ter ido de táxi/van, mas aí sairia $algado demais. Resultado: carona! Assim sendo, pusemos as mochilas nas costas e iniciamos a pernada rumo à saída da pequena cidade, localizada num "corredor ecológico" formado pelo PNSerrada Bocaina e pelo PNE Serra do Mar é ta repleta de atrações naturebas. Em menos de 10min já deixávamos os limites da mesma, pra ficarmos prostrados à beira do asfalto e tentar a sorte, afinal ainda tínhamos quase 30km ate Campos naquele dia! Felizmente, as 15:30 conseguimos "carona-parcial" na caçamba de um caminhão, e os quase 18km q se seguiram trepidantes e sinuosos atraves da morraria nos deu uma noção da grandiosidade da Bocaina.

Fomos deixados as 16:13 no meio do nada e do lugar algum, num pto perdido qq em meio a alguma fazenda. Mas a espera durou pouco: alem de recusarmos oferta de carona com a policia, uma perua escolar nos levou à tira-colo ao nosso destino após deixar as ultimas crianças em "bairros" rurais enfiados no meio do nada. Nesse meio-termo, conversando com o jovem motorista soubemos de algumas particularidades de quem vive no marasmo daquela região, como o freqüente atropelamento de vacas à noite e da necessidade de ir ate Cunha fazer qq pagamento bancario. Pisamos em Campos de Cunha - arraial minusculo enfiado num vale - pontualmente as 17hrs, e já comecamos a pernada sentido inicio da trilha, ou ao menos o mais proximo dela. Da pequena praça logo na entrada tomamos a estrada de terra com a sinalização "Cachoeira Mato Dentro". Na próxima bifurcacao, basta seguir o emplacamento "Bairro Serra do Indaiá - 8km", ou tb a minúscula plaquinha nos postes indicando "pesqueiro". Ou seja, quase sempre à direita.

Assim sendo, vamos subindo e descendo suavemente estradas de terra, passando por algumas fazendinhas e propriedades, sob o olhar perplexo dos jovens locais, q parecem ter aposentado os cavalos e aderiram as facilidades de pagamento de uma boa moto pra circular pela região. De fato, aqui tem mais moto q cavalo. Ao começar a subir um ombro de serra e notando a tarde chegar ao fim c/ o sol se pondo sobre as colinas, as 18hrs resolvemos acampar num enorme pasto no alto do morro, a beira da estrada. O frio chegou rapidamente, nos obrigando a encasularmos imediatamente, comer algo e cair no sono logo em seguida. A noite, porem, não fora tão fria conforme o previsto, mas foi iluminada com um ceu coberto de estrelas. Dose apenas foi ter como companhia algumas vaquinhas pastando proximas e o barulho de motos da molecada "pé-verméio", indo (ou voltando) de algum forró no arraial.



 
Apoio
Divulgação
© 2008 - Brasil Vertical Escalada e Montanhismo