Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo de novidades por e-mail!

GUARIPU: A "OUTRA" TRILHA DO OURO - Página 4 PDF Imprimir E-mail
Seção: Trekking - Categoria: Geral
Escrito por Jorge Soto   
Dom, 22 de Março de 2009 18:45
Índice do Artigo
GUARIPU: A "OUTRA" TRILHA DO OURO
CHEGANDO NA CACHOEIRA DO VEADO (O ANIMAL)
CAMINHANDO QUASE 30KM
CHEGANDO EM ARAPEI
Todas as Páginas

trilhanamata

Trilha na mata

CHEGANDO EM ARAPEI

Levantei antes das 6, tomei rapidamente café, comi os últimos mantimentos q carregava e começei a pernar as 6:30, tendo os primeiros fachos do sol iluminando os paredões laterais da serra ainda tinha q descer. Destaque à minha esquerda pra enorme Cachoeira Fazenda da Gloria, q em 300m de queda vertical suas águas destoavam graças aos incipientes raios matinais. Passamos logo em seguida pela fazenda homônima, onde não vejo sinal do Ronald acampado. Onde teria se metido?

A medida q vou perdendo altitude, descendo ora suavemente a encosta, ora abruptamente trechos + íngremes, a paisagem a minha frente vai se abrindo cada vez mais, e o horizonte desponta com vistas fantásticas dos mares de morros do Vale do Paraíba. Um tempo depois paso a acompanhar o Rio Capitão-Mor à minha esquerda, enqto q a minha direita outro rio é utilizado como rústica represa. Desde o inicio do dia td este trajeto é feito sem sombra alguma, ladeando montanhas tomadas de pasto, com exceção dos trechos onde varias cachus despontam principalmente à minha direita, cortando a montonia da serra.

Após ziguezague íngreme, a descida termina e nivela de vez na Faz. Monte Alegre. Carros de boi, cheiro de roça e algumas fazendinhas já me avisam q estou proximo do meu destino. De fato, mais meia hora pelo plano e logo alcanço o asfalto, q me leva à espinha dorsal de Arapei, pequeno e pacato arraial q se resume ao próprio asfalto (q serve de "avenida" principal), de onde saem as transversais q o encorpam um pouco mais. São exatas 9:20!!

Numa lanchonete q serve de pto de bus me informo dos horários, e fico a espera do bus das 10:30 pra Guaratinguetá. Enqto bebo uma cerveja, eis q aparece o Ronald. Ele caminhara a noite anterior ate chegar no arraial, onde ficou numa pousada. Mal deu pra brindar a empreitada qdo, as 9:40, apareceu um busao de Bananal com destino a Sampa, q tomamos sem pestanejar. O resto da cansativa viagem foi no mundo dos sonhos, principalmente devido as inúmeras e constantes paradas do busao-cata-jeca.

Chegamos em sampa, enfim, as 15hrs da tarde! E esse é mais um dos esquecidos (des)Caminhos do Ouro, na Bocaina. Picadas abertas inicialmente pelos índios, exploradas pelos bandeirantes e consolidadas por mão de obra escrava, a gde maioria delas caiu no esquecimento ou foi tomada pela mata. Mas ainda estão lá, conhecidas apenas por mateiros ou caboclos. E esperam hj por estes neo-bandeirantes de mochila q apenas buscam riquezas mais contemplativas como a natureza, ou apenas uma viagem ao passado. E pensando bem, é melhor mesmo q esta nova travessia não caia na boca da mídia.

marco-da-divisa-rj-sp

Marco da divisa RJ-SP

piramba-no-final

Piramba no final

pernoite-nos-campos

Pernoite nos campos

pinguela-sobre-rio-grota-funda

Pinguela sobre rio grota funda

trilha-calada-na-mata

Trilha calçada na mata




 
Apoio
Divulgação
© 2008 - Brasil Vertical Escalada e Montanhismo