Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo de novidades por e-mail!

PERGUNTAS E RESPOSTAS PDF Imprimir E-mail
Seção: Técnicas - Categoria: Geral
Seg, 23 de Março de 2009 20:52
Índice do Artigo
PERGUNTAS E RESPOSTAS
ANTES DE COMPRAR
USANDO SUA SAPATILHA
Todas as Páginas

modelo-de-amarrar

Desde que o BV foi “pro ar”, recebemos emails com os mais variados tipos de perguntas e sobre os mais variados assuntos, e que acabaram pôr sugerir que escrevêssemos a respeito dos temas que mais se repetiram. O tema escolhido para iniciar esta coluna foi “Sapatilhas de Escalada”.

Meu pé não é pata!

Por Bito Meyer

Qual a sapatilha que eu recomendaria ou qual é, na minha opinião, a "super sapatilha”?

Essa foi à tônica dos e-mails que recebi logo após eu ter feito o solo da “Via leste” em Salinas-RJ. Talvez o e-mail mais original que recebi foi de um amigo que sabe da minha “tara” por sapatilhas de escalada e que transmitia mais ou menos o pensamento de todos:

- Que “sapa” esse “véio” cozido e manco, botou fé para essa empreitada?

“A grande realidade é que a ”sapa” era bem simples e de uma empresa desconhecida no Brasil, mas no instante que a vi, coloquei no pé e pisei na rocha,  e ela “ornô” comigo” e o mais importante eu confiava na aderencia de sua sola. Quando estou escalando em solo, gosto de usar minhas sapatilhas do dia a dia e saber que estou com elas, as conheço e temos intimidades e entendo o que ela me diz, a respeito de onde estou pisando, quanto tempo eu tenho de aderência, se minha " pisada" tá certa e etc.

Conhecer a sola que você usa é muito importante, assim como saber se você esta corretamente posicionado para tirar melhor proveito de sua sapatilha tambem, saber quanto tempo ela tem de aderência, em situações extremas, ajuda você a "jogar", o tempo dará a voçê intimidade com sua sapa e você começara a "sentir" os detalhes da sagarras como se a sola que esta abaixo de seus pés, fizesse parte do seu corpo e passa a perceber detalhes sobre coisas tipo, tempo de aderência, precisão de pisada, contato perfeito com a agarra de acordo com as caracteristicas da sua sapatilha, aprendera a fazer trabalhos com as bordas da sapa, ou então de calcanhar, pisando de ponta , ou pisadas com o solado todo, em fim a "pratica é mestre"

A sola ou o solado ou mesmo a borracha que esta embaixo da sua sapatilha de escalada é coisa seria, ela tem qualidades e características especificas, assim como a borracha que compõem os pneus de um carro de corrida, um piloto sabe muito sobre borrachas e aderencia. A borracha de uma sapatilha de escalada, tem que ser testada e aprovada e com procedencia, ex: Stealth C4, La Sportiva,Onix, Fx, etc.

Não é a toa que á cada ano as fabricas se sapatilhas, colocam solados novos no mercado e cada uma delas, promete maravilhas para sua nova formula de borrachas. Como já foi um habito de muitos anos, eu fabricar minhas próprias sapatilhas, agora tenho muitas opções de escolha e eu em particular procuro conhecer e experimentar todas os novos solados e tirar minhas conclusões, usando-os.

Hoje é possível encontrar a “sapatilha perfeita”, ou pelo menos montá-la á seu gosto. A sapatilha perfeita, consiste em encontrar a “sapa” que mais se adapte a morfologia do seu pé e colocar nela “a sola” de sua preferência. Se vc der sorte, pode encontrar essa sapatilha que se adapta a seu pé com perfeição já com a sola que lhe satisfaça.

Muitas vezes as pessoas compram sua primeira sapatilha sem procurar informações, sem pesquisar e assim acabam comprando “gato por lebre”, optando por comprar uma sapatilha cara, aconselhada pelo vendedor por ser a “Super Sapa”, ou compram uma sapatilha super apertada, aconselhada pelo amigo ou uma mais barata, com solas de qualidade duvidosa e de estrutura fraca, achando que por causa de alguns reais a mais, o barato resolve.

Devemos ter em mente que uma sapatilha deve durar, até mesmo para que possamos entrar em simbiose com ela, até que ela faça parte do seu corpo e que não seja um “corpo estranho” a ser carregado. A função de uma sapatilha de escalada, em primeiro lugar é de proteger seu pé e em segundo, que você “possa” escalar com ela, foi para isso que você comprou o modelo escolhido e colocou sua grana nisso.  A compra de uma sapatilha “palha’ não se justifica com tantos modelos de excelente qualidade a sua disposição e com preços razoáveis. É verdade que alguns modelos são super caros e não devem ser comprados, principalmente se você não sabe o porque do preço ser mais alto. É muito importante acertar na compra da primeira sapatilha, pois esse sapatilha irá com o tempo ensinar você a escalar.



 
Apoio
Divulgação
© 2008 - Brasil Vertical Escalada e Montanhismo