Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo de novidades por e-mail!

PERGUNTAS E RESPOSTAS - USANDO SUA SAPATILHA PDF Imprimir E-mail
Seção: Técnicas - Categoria: Geral
Seg, 23 de Março de 2009 20:52
Índice do Artigo
PERGUNTAS E RESPOSTAS
ANTES DE COMPRAR
USANDO SUA SAPATILHA
Todas as Páginas

modelo_de_vestir

Modelo de Vestir

modelo_para_ficar_vendo_os_outros_escalarem_e_dar_palpite

Modelo para ficar olhando os outros escalarem e dar palpite


Usando sua sapatilha

Agora sim, “rock and roll”, ponha seu pé fedido dentro da “sapa nova” e vá "prá  galera".
É obvio que a sapatilha de sua preferência, não vai escalar por você, assim como também é fato que usar a sapa que o “fera” usa, não fará de você um malabarista da escalada. A espada não luta sozinha, ela é conduzida. Você terá um longo caminho a percorrer e ir subindo de faixa, como nas lutas marciais, á seu tempo.

A primeira coisa a aprender é como “pisar” dentro do tênis, como posicionar os dedos dentro da “sapa”; aprenda a usar a sapatilha com toda a sola possível tocando a agarra e depois, a usá-la de "ponta”. Treine, a poucos centímetros do chão todas as possibilidades de “pisar e ficar”e veja o que a sua sapatilha faz de possível e de impossível. São muitos os truques e estilos :_boulder, falésia, vias longas, mistas de gêlo e rocha ou de terra e rocha, ginásios e escalada urbana, escolha um estilo ou coloque sua sapatilha e experimente um pouco de cada um.

Quando a primeira sola da sua sapa estiver acabando, você já terá várias horas de uso e estará em sintonia com ela,  agora ela tem o desenho do seu pé, o seu chulé e vc aprendeu todos os truques para usá-la, todos os “canteios” e aderências, mas mesmo tomando todos os cuidados, uma hora será necessário ressolar sua sapatilha.
Quando você notar a sola muito fina, pedaços se separando, pequenos furos, e ou descolamentos nos cantos/laterais e bico, está na hora da ressola. Não espere que seja tarde demais para mandar ressolá-la.

Você mesmo pode ressolar sua sapatilha, na Web você pode encontrar ajuda e informações de como fazer; compre um kit de ressola e com bastante cuidado manual, faça a troca de solas, se vc não tem tempo ou habilidades manuais para fazer a ressola, procure uma empresa que faça e informe-se com eles que tipo de solas eles usam e se eles tem a sola que vc estava usando ou se tem à sola que vc quer que eles substituam na sua sapatilia. Veja se existe algum comprovante de legitimidade da sola( pois como eu disse, o solado de uma sapatilia de escalada é coisa séria!) mande fazer a troca da sola do sua sapatilha.

Após receber sua “sapa” da ressola, ela irá precisar de algumas "usadas" para pegar novamente o formato do seu pé, é lógico que agora será mais rápido; use a sola nova até começar  a aparecer as “pequenas escamas”; agora sim, vc está o mais perto possível do que seria uma sapatilha perfeita, essa sapatilha tem o formato do seu pé, a sola de sua preferência e vc tem horas de uso com ela. Divirta-se!

Agora com  relação a "solos", escalar  sem  cordas é perigoso,  mas  é  um   habito  que tenho  desde  criança  e  que  desenvolvi  escalando  pelo  Pico do Marumbi  e  Morro do Anhangava e é lógico  que  para "solar" uma via, você tem que confiar antes de tudo na sua técnica, como  um  samurai  confia  na sua, pois a sua vida e a continuidade das coisas depende disso, depois ele deve confiar na sua espada, no aço e na forja dela,  no seu desenho e em quem a fêz, ele conhece seu pêso e brilho e conhece sua extenção e sons. Assim, num solo, tambem é a relação de um escalador com sua sapatilha, uma relação de intimidade e confiança.

Dicas e Advertências

*Quando você for experimentar sua sapatilha tire suas meias, você terá
uma melhor idéia de como ela ficará nos seu pé.

*Apenas use sua sapatilha quando estiver sobre rocha. Não as use na poeira, sujeira, areia ou barro porque estes materiais irão desgastar a borracha do solado mais rapidamente.

*Não use sua sapatilha molhada ou úmida. Primeiramente, isto é
desconfortável, e sua sapatilha vai lacear (ficará mais larga) rapidamente.

*Deixe suas sapatilhas respirarem ao ar livre, a fim de evitar que se criem bactérias...Sapatilhas mal cheirosas são sinônimo de bactérias e que por sua vez são as melhores amigas dos “pés de atletas”, micoses e freiras, chulé e outras perebas.Guarde as sapatilhas em local seco e arejado

*Quando chegar em casa pegue uma escova e esfregue a borracha do solado para limpá-lo.

*Uma sapatilha muito apertada torna-se extremamente desconfortável, transformando seu dia de escalada num tormento e para o escalador iniciante deve-se considerar uma sapatilha justa no pé, porém confortável.

*Compre sua sapatilha de uma empresa que respeite o consumidor, pesquise. A desinformação das leis que protegem o consumidor,  transforma-se em seu próprio inimigo.

modelo_reforado_para_vias_longas_e_montanha_2_

Modelo reforçado para vias
longas e montanha

modelos_reforado_para_vias_longas_e_montanha

Modelo reforçado para vias longas montanha e aproximação

OBS: As fotos desta matéria são meramente de caráter ilustrativo.



 
Apoio
Divulgação
© 2008 - Brasil Vertical Escalada e Montanhismo