Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo de novidades por e-mail!

YOSEMITE VALLEY...ESCALADA E TREKKING - ESCALANDO E CAMINHANDO PDF Imprimir E-mail
Escrito por Karina Filgueiras   
Sáb, 15 de Outubro de 2022 00:00
Índice do Artigo
YOSEMITE VALLEY...ESCALADA E TREKKING
COMPRAS...EQUIPO
ESCALANDO E CAMINHANDO
VIAS - RECOMENDAÇÕES
Todas as Páginas
escaladaemfendayosemite-falls
Escalada em fenda Yosemite-Falls

Escalando e Caminhando(trekking)

Caminhada...
Existem centenas de opções desde caminhadas leves de 2 a 4hs até circuítos(round trips) de 8 dias, vc. poderá encontrar informações detalhadas nos Visitors Centers dentro do parque e conseguirá bons mapas nas lojas ou poderá comprar online pelo www.yosemitestore.com . Aqui sugiro algumas das trilhas mais famosas com visual fantástico, são aquelas imperdíveis:

  • Bridalveil Fall/Lower Yosemite Fall: Duração 2 hs, Leve
  • Topo Yosemite Fall: Duração 6/8hs, Pesada
  • Topo Half Dome: Duração 10/12hs, Extrema

Para as caminhadas de mais de um dia, com pernoite selvagem é necessário adquirir um “permit”, basta ir ao Valley Visitor Center e lá vc. conseguirá toda as informações. Toda a comida deverá ser transportada em “bear box” especiais que inibem o cheiro, afim de evitar que vc. receba a visita de um urso no meio da noite. Mais informações vc pode conseguir pelo www.nps.gov/yose/planyourvisit/wilderness.htm

Escalada Livre e Big walls
Yosemite é muito mais do que um vale com paredes de rocha de 1000m e fascinantes escaladas.Yosemite nos inspira a viajar física e psicologicamente a lugares que nunca havíamos estado antes.

Os Big Walls dominam a paisagem numa primeira impressão: El Captain, Half Dome, Sentinel, e ao lado e por entre estes gigantes estão as paredes menores, mas menores com no mínimo 150m, aonde vc. encontrará centenas de vias de escalada em livre, sendo na maioria fissura, cracks perfeitas.

Os melhores livros/guias para fazer uma introdução as escaladas em Yosemite são:

  • Yosemite BigWalls Supertopo , excelente guia  muito completo e atualizado em 2008, com fotos e novos betas, incluindo El Captain, Leaning Tower, Washington Columm.
  • Yosemite Valley Free Climbs, também excelente guia todo ilustrado, com croquis de excelente qualidade das escaladas em livre de fendas e fissuras. Estes dois guias são editados por Chris McNamara, (que escalou todas as vias  antes da elaboração dos guias) e vc. pode comprá-los  nas lojas em Yose ou pelo site www.supertopo.com.

BIG WALLS – os Gigantes
Estando em Yosemite é imposível não pensar em escalar uma das suas gigantes paredes. Este é o local de clima mais favorável no mundo para escalada de grandes paredes. Existe um excelente serviço de metereologia  no parque e são afixados boletins diários de condições climáticas no mural do Camp 4. Porém isso não quer dizer que vc. possa abrir mão de levar seu equipo de bivac, sacos de dormir, porta ledges com fly, capas para tormentas, etc., assim como no Brasil vc poderá ser apanhado “de surpresa” por uma tormenta de água ou neve.

A aproximação é relativamente curta(comparando por exemplo com Serra dos Orgãos), com trilhas bem demarcadas, cerca de 2h a 4h, dependendo da carga para qualquer parede.
As vias são muito fáceis de serem localizadas, pois são bastante repetidas e vc. consegue muita informação extra com outros escaladores no Camp 4.

Vias – recomendações
El Captain - The Nose  VI 5.13+ ou 5.9 C1 ou 5.8 C2
A via mais popular e tradicional de Yosemite é o The Nose no El Captain, porém por ser uma via clássica é também objeto de desejo da maioria dos bigwaleros que vão a Yose....esta via além de ter uma linha realmente  linda, é de graduação baixa, tecnicamente fácil, o que faz com que muitos iniciantes pensem em escalá-la. Porém é por este motivo uma via que vive congestionada, e é a que tem também o maior número de acidentes, inclusive fatais. É comum ter neste via 7 cordadas de escaladores, ocasionando inclusive espera de 1 ou mais dias no meio da parede. O risco de queda de equipamento pela parede também é grande. Se você realmente deseja escalar o Nose, vá preparado para 1 ou 2 dias extras de parede e munido de muita paciência.Não se engane esta é uma via, como todas no El Cap, bastante aérea com uma grande exposição. Espere pelo menos de 5 a 7 dias na parede devido ao “transito”.

Leaning Tower - West Face V 5.7 C2F
Linda via para introdução aos big walls de Yose, excelente opção para ser o primeiro big wall no vale e aquecer. Esta via tem um bom grau de exposição, tem muito material já fixo na parede, como alguns coopers e nuts entalados. Esta é uma parede para 2 dias de escalada, com uma linha de descida com 9 rapeis fáceis de serem executados. Não é necessário porta ledge. Porém também é uma via popular e pode haver algumas espera. Outra vantagem desta via é que ela pode ser rapelada de qualquer ponto.

Washington Column – South Face V 5.8 C1
Esta via também muito popular e a mais fácil tecnicamente de todo o vale. A via pode ser escalada em 2 dias e também pode ser rapelada de qualquer ponto, tomando cuidado para que a corda não enrosque entre as cordadas 7 e 8. Não é necessário porta ledge, mas prepare-se para dividir o platô de bivac com outros escaladores.

Half Dome – Regular Northwest Face VI 5.12 ou 5.9 C1
Esta clássica via é a que tem maior trecho de aproximação e a maioria dos escaladores adotam a estratégia de fazer a aproximação num dia e escalá-la leve, com pouco equipo e em um único dia longo tentando já fazer cume. A via é tecnicamente fácil, já com várias cordadas de 5.8 C1, se vc estiver escalando solidamente um5.10 terá mais chances de rápida progressão. Esta via  porém está sujeita a intempéries e mudanças repentinas de clima.

ESCALADA LIVRE- FREE CLIMBS (CRACKS)
Bem vindos ao páis das fendas, em Yosemite você vai encontrar todo tipo de escalada em fendas, desde chaminés, off widhts, fendas de mão(hand jams),e finger jams/pin scars(cicatrizes de pitons).

De início você irá achar as vias bastante estranhas e se sentirá  inseguro, estas vias demandam uma técnica que nós não treinamos aqui no Brasil, pois são raras as escaladas com fenda. Depois de alguns dias escalando nestas cracks vc. irá se ambientando e perceberá que na maioria das vezes é necessário mais jeito e técnica do que força para escalá-las. Não se surpreenda se de início vc. tentar escalar uma via graduada em 5.8 e se deparar com dificuldades semelhantes a um 5.11, em Yosemite esta adaptação demora um pouco mais, o granito liso não possui rugosidades que possamos segurar tendo assim que usar realmente a fenda para progressão.

Equipo:   será necessário pelo menos um jogo completo de Camalots (ou friends similares) do .5 ao 4” , dois sets completos de Nuts e se possível ter alguns Aliens para as pin scars. As costuras deverão sem longas de 40cm a 60cm para minimizar o atrito de corda. Uma corda de 60m atenderá bem as necessidades.



Última atualização ( Qua, 27 de Setembro de 2023 22:17 )
 
Apoio
Divulgação
© 2008 - Brasil Vertical Escalada e Montanhismo