Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo de novidades por e-mail!

No alto do sentinela de angra - DOMINGÃO ENSOLARADO E A VOLTA PDF Imprimir E-mail
Seção: Trekking - Categoria: Geral
Escrito por Jorge Soto
Seg, 23 de Março de 2009 19:47
Índice do Artigo
No alto do sentinela de angra
MOSQUITOS, MATO, LAMA E PIRAMBA
QUASE LÁ...NO TOPO!!!
DOMINGÃO ENSOLARADO E A VOLTA
Todas as Páginas

frade9

Dito e feito, no domingão levantamos antes da alvorada justamente p/ aprecia-la. Enfim, todo o perrengue anterior valia pelo momento q se seguiu. Lentamente, o céu azul escuro ganhava tons alaranjados q iam se esparramando pelo horizonte, tinjindo de forma singular a baia de Angra , Ilha Gde, os estaleiros, a marina e todas as pequenas ilhotas da enseada abaixo!! A luz alaranjada ganhava reforço gradual estendendo-se ate a mata verde ao pé da pedra p/ logo chegar ate a gente e continuar abraçando toda a mata selvagem sem-fim da Bocaina, a oeste!! O ceu esta limpo, o mar brilha e uma brisa fraca nos refresca, secando nossas roupas estendidas nos galhos dos baixos arbustos presentes aqui, exatos 1590m acima do nível do mar!

Depois disso, é hora do rápido café e de levantar acampamento. Deixamos td conforme encontramos as 7:40, já num ritmo meio apressado. Como sempre a descida é bem mais rapida, mesmo cautelosa, e todo santo ajuda. Isso nao significa necessariamente q deixemos de apreciar as largas vistas q se abrem diante nosso, enaltecidas ainda mais com a forte luz dos raios do sol. Ao passar pela face oeste do topo, tem-se uma vista fabulosa de Mambucaba, aos pés das escarpas serranas forradas de verde; e mais ao longe, Joatinga e Parati.

Após a escada, o corredor de pedras e caminhada pela crista de bambus e bromélias - c/ o vento remexendo a mata  - alcançamos o Mirante as 8:40, onde nos impressionamos com a imponência da enorme formação rochosa e cinza na qual pernoitamos bem no topo, aparentemente inatingível! Mas pq Pedra do Frade? Dizem q vista de baixo tem a forma do rosto de padre, mas isso já é questão de imaginação e perspectiva. Q o diga a Márcia e seus 'bichos'..

Após fotos, iniciamos a descida em definitivo, desta vez com menos paradas q o dia anterior, mas sem deixar de apreciar a natureza ao redor, desta vez ganhando cores mais vivas com a incidência de luz natural em estado bruto, devidamente filtrada pela alta mata exuberante. Assim, alcançamos a bifurcação do Perequê as 10:30. O destaque deste trecho foi a presença de um enorme e imóvel calango verde-limao no meio da trilha, q nem sequer deu-se o luxo de fugir na nossa presença.

Após as clareiras, chegamos finalmente no gramadinho do Rio Bonito, pontualmente 12:40, com sol forte fritando nossas cacholas. Parada p/ descanso e lanche. E banho, ao menos pra mim. Embora gelado, o tchibum foi inevitável p/ remover o suor e cansaço daquela árdua empreitada. Duro foi aturar os mosquitinhos e pernilongos q lotavam os arredores.

Depois do lanche, retomamos a pernada sacal e tediosa por estrada de terra sentido o Restaurante Chez Bruna, distante quase 10km dali, onde chegamos pontualmente as 16hrs, preocupados em não perder o busao local q passaria ali nesse mesmo horario. Felizmente estava atrasado, mas o melhor foi conseguirmos carona na caçamba do caminhão de Seu Tonico rumo Bananal, q rapidamente lotou com outros locais q subiram junto. Descemos a serra no trepidante e poeirento veiculo já nos despedindo da Bocaina, enquanto nossos corpos - moídas e abaladas - descansam e agradecem a pausa definitiva do esforço físico desde o inicio do dia.

Chegamos em Bananal as 17:40, apenas pra comer uns pasteis na movimentada praça central. Uma inconveniente dor-de-cabeça não permitiu q me esbaldasse de cerveja, e assim q partimos, quase 19hrs, me entoquei no banco traseiro p/ acordar somente na chegada em sampa e me despedir do Guto e Márcia, exatas 23:30, felizmente a ponto de ainda encontrar metrô e bus funcionando.

E assim, do Frade temos um novo olhar da Bocaina. É uma caminhada árdua, onde o corpo reclama diante de cada obstáculo transposto, filtros de seleção natural q mantém a beleza da região apenas p/ alguns privilegiados dispostos e decididos a tal provacao. E se as montanhas existem apenas p/ serem escalados, o Frade tb o é. E é somente chegando no topo é q se aprecia de fato o quão longe se foi, onde a mente agradece a grandeza do feito à alma; se visto de baixo o Frade já impressiona, contempla-lo de cima parece mais majestoso. E nos ainda menores.