Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo de novidades por e-mail!

NOVA VIA DE ESCALADA NA PEDRA DA GÁVEA-RIO DE JANEIRO (GRAU SUGERIDO 7º VIIb A0 E2 D4) PDF Imprimir E-mail
Seção: Home - Categoria: Escalada
Escrito por CADU SPENCER   
Ter, 07 de Outubro de 2014 03:19

 

img0698

Acaba de ser terminada a conquista da via Mulheres Que Dizem Sim, situada na face sudeste da Pedra da Gávea. A via possui aproximadamente 600 metros de extensão, feitos em 13 enfiadas até um grande totem aos pés do imponente cume sul da montanha, de onde segue-se em vara-mato até o topo. Toda em proteção mista e com pouquíssimos lances em artificial, as "Mulheres" talvez sejam a maior via de escalada da cidade do Rio de Janeiro. 

Basicamente, a via é dividida em duas partes por um grande platô onde bivacamos algumas vezes durante a conquista. A primeira parte da via (até o grande platô) possui bonitos lances em agarras e aderência que não devem passar de 5sup A0. Neste trecho existe uma grande laca horizontal com 15 metros de extensão (a qual apelidamos de "bota") toda protegida em móvel. Por si só, essa parte da via (sete esticões com proteção mista e boas colocações) já representa uma boa aventura.

 Após o grande platô, na segunda parte da via, a parede fica mais vertical e as "Mulheres" mais exigentes: enfiadas de sétimo grau em lances de agarras, transpondo frisos, pequenos diedros, fendas e buracos que, além de propiciarem bonitos lances, permitem a colocação de proteção móvel. 

O grau sugerido para via é 7º VIIb A0 E2 D4. As proteções fixas são em grampo de 1/2" e os artificiais em parafuso. Deve-se levar um jogo completo de camalots com os números 02 e 03 repetidos e um jogo de stoppers. Pode-se rapelar de qualquer parte da via com uma corda de 60 metros. 

O croqui está disponível na croquiteca do Clube Excursionista Carioca. 

 http://www.carioca.org.br/croqui/croqui-cec.psp?640

Por ficar praticamente voltada para o oceano, a escalada propicia um visual fantástico e a sensação de que se está fora da cidade. O acesso para a via é feito pela Estrada do Joá em São Conrado, em um terreno situado após a casa nº1000, para quem vem do bairro. Deve-se subir a trilha (aprox. 30 min.) em uma leve diagonal para a direita até a base da parede. 

Conquistadores: Cadu Spencer, Miguel Monteza, Alexandre Charão e Rafael Rossi. Apoio: Daniel d´Andrada. Centro Excursionista Carioca (CEC).

 Abs e boas escaladas a todos,

Cadu Spencer

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Apoio
Divulgação
© 2008 - Brasil Vertical Escalada e Montanhismo