Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo de novidades por e-mail!

Nova conquista no Paredão Enamorados, portal das Agulhas Negras, via “No Amaryllis” (6° VIIb D4 E3 220m) PDF Imprimir E-mail
Seção: Escalada
Escrito por Brasil Vertical   
Qui, 30 de Agosto de 2012 16:07

paredo enamorados via no amaryllis 6viib d4 e3 220m por karina filgueiras e bito meyer agosto 2012

Os escaladores Karina Filgueiras,(45)  e Bito Meyer,(55) abrem mais uma nova rota de escalada em rocha, finalizada no último domingo dia 27/08/2012.

Desta vez no mítico Paredão Enamorados, portal das Agulhas Negras,  que fica localizado na Garganta do Registro, na estrada de acesso ao Parque Nacional do Itatiaia-RJ.

Como sugere o próprio nome “Enamorados”, esta parede, desde tempos remotos fascina a mente e visão de muitos escaladores. Imponente, vertical, e geralmente envolta por nuvens, esta parede está a 2000m de altitude. O que em nosso país tropical é bastante raro e as condições climáticas são geralmente adversas.

karina filgueiras e bito meyer no paredo enamorados em conquista da via no amaryllis

Karina Filgueiras e Bito Meyer durante a conquista da via "No Amaryllis"

Passaram-se 12 anos até que fosse feita esta nova investida para escalar o Enamorados. No local havia apenas uma rota de escalada, a “Mãe Natureza”,  aberta pelos escaladores  Julio Campanella, Alexandre Pacheco, Leandro Moura, João Monteiro em Ago/2000, e ainda sem repetição completa de que se tenha notícia.

Foram 7 dias de trabalho, sendo 3 dias de transporte, mais de  80kg de equipamento,  e 4 dias de escalada, abrindo esta nova rota.

A nova via recebeu o nome de “No Amaryllis”, que é uma flor de vermelho  exuberante, linda e delicada, encontrada em abundância no local (nome científico: Amaryllidaceace).

A “No Amaryllis” é uma via desafiadora, moderna e com passagens apimentadas, caracterizando um verdadeiro “tropical climbing”.

Em cerca de 80% da via foi utilizada proteção móvel (peças removíveis para realizar a segurança dos escaladores), deixando desta forma o menor impacto possível na parede.

Clique aki para download do croqui da via  “No Amaryllis”  e mais fotos.

Para maiores informações e betas podem entrar em contato por email:

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

amaryllis

Amaryllis planta que dá nome a via (nome científico: Amarylidaceace)



 
Apoio
Divulgação
© 2008 - Brasil Vertical Escalada e Montanhismo