Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo de novidades por e-mail!

1° Highline da Pedra do Baú PDF Imprimir E-mail
Seção: Home - Categoria: Montanha
Escrito por Bito Meyer   
Seg, 30 de Julho de 2012 18:39
carlos eduardo lima highline do ba
(Carlos Eduardo Lima no 1° highline da Pedra do Baú- foto arq. pessoal)

Este final de semana, assistimos o começo de um a nova atividade esportiva na Pedra do Baú. Já cheio de turistas, montanhistas, trekinistas , escaladores e afins, foi feita a primeira travessia de highline ou slackline (uma espécie de corda bamba) no colo entre a Pedra do Baú e Bauzinho por Carlos Eduardo Lima( Dudu), atleta natural de São Bento do Sapucaí.
Carlos Eduardo, o Dudu, conheceu a slackline e começou seus treinos e imediatamente se imaginou fazendo isso na Pedra do Baú, um monumento que fica no quintal de sua casa.
Os primeiros treinos com a linha alta foram feitos em minha casa e eu participava dos treinos com palpites e orientações, numa dessas orientações pedi para o Dudu que colocasse uma corrente em sua casa para treinar essa técnica em particular, pois saberia que ele iria precisar na hora em que a fita balançasse com o vento do colo do Baú.

highline ba
( Highline na Pedra do Baú)

Passaram-se dois anos juntando equipamento e treinado para esse objetivo, até que a própria vida levou o Dudu para o Baú. Quando todos os amigos não acreditavam que ele seria capaz de fazer esse highline, ele continuou acreditando na ideia.
Semana passada Dudu subiu para o Baú com a tralha toda(polias, fitas, cordas, comida , água e muita, mas muita disposição) para montar a linha. Passados 3 dias de bivak em solitário e com tudo montado, Dudu foi até o nosso acampamento na face norte do Baú, e passou a noite conosco.
Super excitado dividiu comigo e a Karina Filgueiras, suas frustrações e esperanças. depois de 3 dias de bivak em solitário e de muito trabalho, Dudu es tava um caco, cansado sem ter a certeza que tudo daria certo, pois os dias estavam ventosos, o que dava um ar de impossibilidade para a tarefa.
No outro dia de manhã, eu e Karina mudamos nossos planos e deixamos nossa escalada em "stand by" e fomos até o colo para ajudar a esticar a linha e ajudar Dudu a começar os treinos. O instruí a fazer os primeiros exercícios para acalmar e aquecer e depois Dudu começou a andar na linha, caiu varias vezes pois a linha estava ainda frouxa e ventava muito. Assim passamos o dia, assistindo os fantásticos vôos que Dudu fazia quando caia da linha, a aproximadamente 200 metros de altura.
No outro dia de manhã fui ao col com o Marcio do Baú (outro grande escalador de São Bento do Sapucaí) para encontrar o Dudu no seu acampamento e imediatamente começamos a esticar a linha até que achamos que ela estava firme.
Fiz o primeiro exercício com o Dudu para aquecer as turbinas.

calos eduardo lima highline ba 2
(Dudu no Highline na Pedra do Baú - foto arq. pessoal)

Dudu saiu para a primeira tentativa do dia, a fita agitava muito com o vento e o Marcio e eu segurávamos a fita para ela balançar um pouco menos; quando o Dudu chegou na metade da fita eu peço ao Marcio que segure a fita sozinho pois eu sabia que o Dudu iria mandar e imediatamente comecei a filmar. Lentamente o Dudu se aproxima do final da linha e senta de frente para o Bauzinho com a missão cumprida e seu sonho realizado.
Na filmagem(em breve será disponibilizada) e possível ver a felicidade e a emoção do Dudu depois da realização da travessia, trazia no rosto o sorriso da vitoria e toda a emoção de quem libertou-se da mente comum e caminhou no ar.
Comemoramos muito aquele feito e o início de uma nova atividade na Pedra do Baú.
Dudu descansa um pouco se refaz de toda aquela emoção e volta andar na linha ate o fim . Estava feito e refeito: O primeiro Highline do Baú estava mandado.
Nada como sonhar e levantar cedo para realizar.
Enquanto um monte de frustrados e enche pelotas ficam por ai tentando controlar as pessoas e suas atividades, nós ali no Baú desfrutávamos do melhor da vida que é a liberdade para conceber e criar.

Bito Meyer

 
Apoio
Divulgação
© 2008 - Brasil Vertical Escalada e Montanhismo