Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo de novidades por e-mail!

Reinhold Messner - 66 anos, Montanhista, Aventureiro, Politico, Autor, Curador (do seu proprio museu) PDF Imprimir E-mail
Seção: Escalada
Escrito por Juliana Petters   
Seg, 27 de Junho de 2011 20:14

scan0106   

A escaladora Juliana Petters traduziu a entrevista de Reinhold Messner  da Revista Rock & Ice n° 194 de junho/11.  "Está aqui  pra vocês a entrevista traduzida com algumas informações complementares que eu achei na net {e'o que ta entre aspas}."

Reinhold Messner, 66 anos, Montanhista, Aventureiro, Politico, Autor, Curador {do seu proprio museu}

Entre 1950, quando ele tinha 5 anos, até 1964 quando ele fez 20, Messner guiou 500 ascenções nos Alpes, uma media de 36 grandes e imponentes vias por ano - muitas delas primeira asceção. Em 1968 ele aumentou 1 numero inteiro o grau de dificuldade da escalada alpina quando escalou, em solitario a vista, a via Messner no Pilastro di Mezzo nas Dolomitas, abrindo o primeiro 5.11d alpino (de botas).

Mais tarde Messner redefiniu a escalada de alta montanha, trazendo os conceitos de pouco peso, escalar rapido, "estilo alpino" em oposicao ao estilo "grandes expedicoes" que na epoca era o comum. Sempre com a filosofia do "fear means" que eu traduzi aqui como "de forma justa" sem muito auxilio de parafernalias tecnologicas como radios ou garrafas de oxigenio. Quando ele escuta que e' considerado o melhor escalador que ja existiu ele diz que isso e' "Bullshit".} 

Reinhold Messner, 66 anos, Montanhista, Aventureiro, Politico, Autor, Curador {do seu proprio museu}

 

"EU CONTINUO UM ESCALADOR TRADICIONAL. Entao pra mim escalada tem que ter 3 elementos: dificuldade, perigo e, o mais importante, exposicao. Exposicao significa que nao tem posibilidade de ajuda vinda de fora. Quanto mais alto voce estiver, no local mais remoto, e quanto maior a dificuldade do que vir adiante, maior a exposicao.  A escalada do Steve House com o Vince Anderson na montanha Nanga Parbat foi tao importante porque eles estavao sozinhos com total exposicao. Se eles tivessem feito qualquer coisa errada eles nao teriam chance de se salvar. Eu acho que apenas alguns escaladores entendem como e porque exposicao e' o ingrediente mais importante.

A ESCALADA EVOLUI com cada geracao tentando mudar a ideia do que e' considerado impossivel tornando-o possivel. Mas se voce usar toda a tecnologia disponivel, voce pode fazer qualquer coisa, mesmo nao sendo escalador. O impossivel nao esta la. Nos deveriamos aceitar a ideia que algumas coisas devem se manter impossivel, mesmo em um millhao de anos daqui.

{Messner foi o primeiro a subir o Everest sem oxigenio em 1978, considerado impossivel por todos, escaladores, medicos, cientistas; depois voltou em 1980 e foi o primeiro a escalar o Evereste em solitario (sozinho), foi tambem o primeiro a escalar as 14 montanhas com mais de 8000mt e o segundo a escalar os 7 cumes dos 7 continentes, sempre da "forma justa", sempre sem garrafas de oxigenio, radios, aparatos tecnologicos ou ajudas externas}

EU GOSTARIA DE REMOVER todas as competicoes de esportes ao ar livre. Competicao nao e' uma coisa importante. O importante e' aprender como se comportar na natureza selvagem.

Leia  a entrevista na íntegra no blog:   http://www.jufloripa.blogspot.com/

 

 
Apoio
Divulgação
© 2008 - Brasil Vertical Escalada e Montanhismo