Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo de novidades por e-mail!

O POÇO DAS ANTAS DO GUACÁ - Página 3 PDF Imprimir E-mail
Seção: Trekking - Categoria: Geral
Escrito por Jorge Soto   
Seg, 23 de Maio de 2011 20:15
Índice do Artigo
O POÇO DAS ANTAS DO GUACÁ
Página 2
Página 3
Todas as Páginas

anta3
O dilúvio escureceu a mata a tal pto de parecer q andávamos á noite, isso em plena tarde. Portanto td cautela e atenção na trilha foi redobrada, o q não impediu q muitos levassem tombos constantes durante td trajeto. O Fabio havia plotado o caminho na ida, mas mesmo assim isso não nos poupou de perdidos, principalmente na complicada volta, onde nos separamos uns dos outros e perdemos contato provisoriamente. Bem no trecho final havíamos tomado uma picada errada q nos levou no q parecia um abismo. Voltamos e retomamos a rota certa. Uffa! A piramba final foi um desafio pra tds. Escorregadia feito sabão, os galhos e troncos aqui tiveram papel fundamental na redução significativa de capotes, mas q não poupou alguns de parecer q haviam recém-saído do chiqueiro.
Alcançamos finalmente a segurança da SP-98 as 16:40, ainda com o rosto sendo fustigado pela chuva q insistia em cair incessantemente. Mas o rolê ainda sequer havia terminado, pois ainda tínhamos 7 interminaveis e enfadonhos kilometros pela frente. Affee!! E la fomos nos, camelando cansativamente a volta sem esperança alguma de carona naquelas condições. É, o Rio Guacá é um programa q deve ser lapidado no quesito transporte ou resgate.
Chegamos tropegamente na Balança as 18hrs, onde pra nossa desgraça esta td fechado. Desta vez não teríamos nossa sagrada bebemoração habitual. Q desaforo. Mudamos nossas vestes úmidas por outras mais aconchegantes e ficamos à espera do busão, q so passou uma hora depois. Em Mogi sim, mais tarde, estacionamos num boteco a frente da Estacao Ferroviaria onde comemoramos o perrenguinho molhado daquele dia, regado a cerveja e varias porções. So cheguei em casa por após a meia-noite, diga-se de passagem, após cochilar e perder o pto de descida do bus, me abrigando a andar ainda algo de 4km adicionais pela Raposo Tavares na madru ate o aconhego do lar.
E esse foi nosso cansativo e perrengoso bate-volta q serviu de introdução ao Rio Guacá. Primeira incursão de muitas, diga-se de passagem. Aprimorando-se apenas a logística de acesso pra bate-voltas ou adicionando mais um dia pra compensar o deslocamento, o Guacá avista possibilidades como travessias até Casa Grande ou à Represa Andes, assim como uma descida radical por td sua extensão. Isso apenas pra começar. As trilhas q se ramificam ao seu redor sugerem inúmeras possibilidades, e portanto garantias de muitas aventuras vindouras. Uma diferente da outra. Coisas q somente a nossa majestuosa Serra do Mar pode oferecer.

Jorge Soto
http://www.brasilvertical.com.br/antigo/l_trek.html
http://jorgebeer.multiply.com/photos

anta5

anta2               anta4

 



 
Apoio
Divulgação
© 2008 - Brasil Vertical Escalada e Montanhismo