Página 1 de 2
É muito comum encontrarmos escaladores dizendo que tem medo de altura e mesmo assim, continuam subindo as rochas.
É o caso de Cesar que apesar do medo de altura, ainda assim, comprou as sapatilhas, cadeirinha e fez o curso básico de escalada.
Na sua primeira ida ao Campo Escola, na Pedra do Baú, escalou em top rope com dificuldades, por causa do medo. Na parada e na descida de "baldinho" em nenhum momento conseguia olhar p/ os lados e muito menos p/ baixo. Chegou ao chão um pouco pálido, encostou na rocha e não falou nenhuma palavra. Provavelmente sua maior vontade era de falar um palavrão p/ expressar o tamanho do seu medo que precisou enfrentar.
Hoje, alguns meses depois, ele além de fazer o rapel ainda fez sua primeira guiada.
Acredito que os desafios, as superações são os motivos que nos fazem (também) estarmos sempre em contato e inseridos na natureza através da escalada.
Breve relato de César Lopes sobre seu medo de altura e escalada:
"Durante toda a semana a previsão era de chuva... Ainda assim, Hilmo, Krisz, Deinha e eu, estávamos muito animados em sair de Sampa para escalar a Pedra Bela.
Em Pedra Bela o tempo ajudou e muito, fez sol entre nuvens. Lugar muito agradável aonde pudemos escalar e treinar, principalmente os procedimentos.
Depois de escalar em top rope e treinar desmontar a parada e descer de rapel, a Deinha sugeriu que eu guiasse minha primeira via e o outros a apoiaram.
Aceitei o desafio! Fui me preparando para subir com todos me apoiando com sua dicas. Comecei a escalar e entendi o que os escaladores mais experientes tem que enfrentar para me proporcionar a segurança na minha escalada... subir sem a perfeita segurança de estar em top rope.
Meu medo de altura voltou a atacar...!!! Mesmo sabendo que cairia apenas alguns metros...!!! Subir cada metro se revelou um desafio cada vez maior!!! Mas seguindo as dicas e instruções de meus colegas de escalada e dos mestres Karina e Bito, consegui completar a via e montar a parada!!!
Admito que desci ainda muito nervoso e tenso...!!! Mas ao poucos esses sentimentos foram substituídos pelo êxtase da conquista e por saber que minhas habilidades em escalar avançaram mais um pouco!!!
Comecei neste mundo vertical, por causa do medo de altura, para aprender a controlar, vencer e fazer coisas que antes eram vistas como impossíveis p/ mim."
O medo existe como instinto de sobrevivência. Porém, é preciso observar quando ele passa a ser um monstro que a nossa mente cria, aumenta, e também somos capazes de destruí-lo.
Quando as pernas começam a tremer, as mãos a suarem, o coração a disparar... Só há um jeito.... Controlar tudo isso com a mente!!! Ignorar as auto-sabotagens que o corpo denuncia, manter o foco no objetivo e tocar p/ cima. Afinal, sempre há um reglete, por menor que seja, do qual vai ajudar a sair e continuar escalando.
Parabéns César pela sua evolução e a todos que estão sempre se superando, evoluindo e principalmente, matando os monstros irreais.
|