Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo de novidades por e-mail!

PARQUE NACIONAL DO ITATIAIA PDF Imprimir E-mail
Seção: Home - Categoria: Montanha
Escrito por Karina Filgueiras   
Seg, 02 de Agosto de 2010 18:55

agulhas negras foto de karina filgueiras

O Parque Nacional do Itatiaia foi o primeiro parque criado no país. Além de caminhadas, escaladas é possível ficar hospedado nas inúmeras pousadas e hotéis da região ou ainda, pra quem tem espírito mais aventureiro, ficar dentro do Parque, no abrigo de montanha, bastante rústico, chamado Abrigo Rebouças.

O Parna Itatiaia está localizado na divisa entre os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, na Serra da Mantiqueira. Fica ao sudoeste do Estado do Rio de Janeiro, no município de Itatiaia, e a sudoeste do Estado de Minas Gerais,  abrangendo os Municípios de Itamonte (MG), Alagoa (MG) e Bocaina de Minas (MG).

Divide-se em dois ambientes distintos:

Sede do Parque (Parte baixa)  e Planalto (Parte alta)

Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios integrantes das bacias hidrográficas do Rio Paraíba do Sul e do Rio Grande.


ALGUNS ATRATIVOS:

PARTE ALTA

Pico das Agulhas Negras

A 2.791 metros de altitude, pode ser alcançado em duas etapas. Primeiro uma hora de caminhada moderada até a base - A partir do Abrigo Rebolças. Depois, mais ou menos duas horas de subida pesada até o topo. Exige experiência, pois certos trechos da subida sõ são possíveis com apoio de uma corda de segurança. Além dessa, o Pico tem outras vias de escalada.

prateleiras foto karina filgueirasMaciço das Prateleiras

Formado por imponentes blocos de rochas, está a 2.548 metros de altitude. As Prateleiras oferecem uma bela vista do Vale do Paraíba - que, muitas vezes, fica escondido sob as nuvens. A partir do Abrigo Rebouças, a caminhada leva uma hora e meia até a base. Para subir é necessário experiência e/ou acompanhamento de um guia, especialmente se a inteção é passar pelo "pulo do gato", fenda profunda na rocha que só se ultrapassa saltando. Próximo às prateleiras existem diversos lagos e curiosas formações rochosas como a Pedra da Tartaruga, a Pedra da Maçã e a Pedra Assentada.
Vale do Aiuruóca

Voltado para Minas Gerais, conta com a geladíssima Cachoeira do Aiuruóca e a formação rochosa Ovos da Galinha. Para chegar lá, uma caminhada moderada, a partir do Abrigo Rebouças. No caminho, podem-se ve as formações Asa do Hermes e Pedra do Altar.

Pedra do Altar

Com 2.530 metros de altitude, é uma formação rochosa acessível por caminhada através de trilha.

Acesso:
Rio de Janeiro: Siga pela Via Dutra (BR-116) até o distrito de Engenheiro Passos (saída 330), 12 km depois de Itatiaia. Siga pela BR-354, Rio-Caxambu, até a Garganta do Registro a 1669 metros de altitude. Neste ponto haverá o início dos limites do Parque Nacional do Itatiaia, na estrada de terra. Mais 13 km neste estrada e chegará à Portaria das Agulhas Negras, ponto em que o carro atinge a maior altitude no Brasil.
São Paulo: Siga pela Via Dutra (BR-116) até o retorno para o distrito de Engenheiro Passos. Siga pela BR-354, Rio-Caxambu, até a Garganta do Registro a 1669 metros de altitude. Neste ponto haverá o início dos limites do Parque Nacional do Itatiaia, na estrada de terra. Mais 13 km neste estrada e chegará à Portaria das Agulhas Negras, ponto em que o carro atinge a maior altitude no Brasil.
Belo Horizonte: Siga pela BR-354 em direção ao município de Itamonte. Seguindo até o km 0 desta BR chegará à Garganta do Registro a 1669 metros de altitude. Neste ponto haverá o início dos limites do Parque Nacional do Itatiaia, na estrada de terra. Mais 13 km nesta estrada e chegará à Portaria das Agulhas Negras, ponto em que o carro atinge a maior altitude no Brasil.

Horário de visitação: 07h às 17h.

IMPORTANTE: Esteja atento ao horário de retorno e às condições climáticas. Por se tratar de uma região isolada de centros urbanos, com temperaturas baixas e onde as condições atmosféricas podem mudar bruscamente, é necessário especial atenção ao horário de retorno e levar consigo equipamentos básicos como lanternas, baterias sobressalentes, agasalhos e capa de chuva.
Preencha corretamente o Termo de Responsabilidade na entrada da Portaria do Planalto, facilitando o trabalho de controle e monitoramento dos visitantes pelos recepcionistas e funcionários do PNI.

entrada parte alta parna itatiaia foto karina filgueiras PARTE BAIXA

O Lago Azul é a atração natural mais próxima do Centro de Visitantes , a mais ou menos 500 metros. A trilha é bem acessível para toda a família, considerando sua escadaria, com aproximadamente 120 degraus, que deve ser avaliada para os mais idosos É uma piscina natural do rio Campo Belo, sendo local recomendado para o banho. Próximos encontram-se os quiosques, que podem ser utilizados mediante pagamento extra efetuado no portão principal do Parque. 

A Cachoeira Poranga fica a 2,5 km subindo a partir do Centro de Visitantes. Após uma caminhada de cerca de 450 metros, encontramos a piscina natural com um grande volume de água que cai pelo rio Campo Belo. Tanto a trilha de acesso, bem íngreme, quanto o banho de rio exigem alguma experiência do visitante.

 O Complexo Maromba fica a 4km do Centro de Visitantes (subindo). Compreende a Piscina Natural do Maromba, a Cachoeira Itaporani e a Cachoeira Véu de Noiva. Estacionando após a ponte temos acesso a estas três atrações.

 A Piscina Natural do Maromba está a 1.100 metros de altitude. É onde o Rio se acalma para formar uma grande piscina natural, cujo acesso se dá descendo uma escadaria de aproximadamente 50 metros após a ponte. De grandes dimensões, a piscina é muito utilizada por banhistas experientes.

  A Cachoeira Itaporani, fica a mais ou menos 450 metros a partir da ponte. Localiza-se no final de uma trilha que penetra pela mata e, descendo pela escada de madeira plástica, nos deparamos com esta bela cachoeira e com o lago que ela forma.

 No meio do caminho para a Cachoeira Itaporani temos acesso a outra trilha que, seguindo 200 metros, leva à Cachoeira Véu de Noiva. No final de uma rústica picada, com a ponte de madeira plástica e escadas de pedra, chega-se a uma parte do rio Maromba, que cai repentinamente de uma altura de 40 metros, formando esta belíssima cachoeira. Na época do verão suas águas se avolumam fazendo jus ao nome.

  Os Três Picos é um outro atrativo que pode-se ter acesso através de uma trilha íngreme de 6 km por dentro da Mata Atlântica e requer quase o dia todo de caminhada. O lugar oferece uma boa visão do vale do Rio Paraíba, do Parque e dos contrafortes da Serra da Mantiqueira e da Serra do Mar.

 Voltando em direção à saída do Parque temos acesso à Pedra de Fundação, que está à beira da estrada, em frente ao portão de acesso à Sede do Parque.

 Por último, ainda em direção à saída do Parque você pode visitar o Mirante do Último Adeus. Local com uma vista panorâmica e privilegiada do Parque, do Vale do rio Campo Belo e da Serra do Mar. 

ATENÇÃO: em épocas de chuva é bom orientar-se com os vigilantes do Parque sobre a possibilidade de ocorrência de cabeças d´água, pois as mesmas inviabilizam o acesso às cachoeiras. A cabeça d´água é um fenômeno decorrente do acumulo de água na cabeceira do rio, provocando uma enchente repentina arrastando o que estiver em seu caminho.

 Acesso: Saindo do Rio de Janeiro ou São Paulo, seguir pela Rodovia Presidente Dutra (BR 116) até a cidade de Itatiaia, na altura do km 316. A viagem dura aproximadamente 2h h 30min vindo do Rio de Janeiro e 3 horas saindo de São Paulo.

abrigo rebouas foto de karina filgueiras

RESERVAS E INFOS ABRIGO REBOUÇAS

Abrigo Rebouças é um típico abrigo de montanha. Localizado ao pé das Agulhas Negras a 2350 mts, é considerado o abrigo público mais alto do Brasil. Seu nome homenageia o engenheiro civil, botânico e geólogo André Pinto Rebouças (1838 - 1898) que foi pioneiro em vários temas, tendo sido um combativo abolicionista. Em 1876, em um extraordinário e pioneiro artigo chamado "Parque Nacional" inspirado pela criação do Parque Nacional do Yellowstone nos EUA (1872), André Rebouças propôs a criação de Parques Nacionais no Brasil (dois Parques Nacionais na Ilha do Bananal, e outro em Sete Quedas). O título de primeiro parque nacional ficou com o de Itatiaia, criado em 1937. Esteve no planalto do Itatiaia, junto com seu irmão, tendo investido na subida do Itatiaiaçú (pico mais alto das Agulhas Negras), porém sem registros de sucesso.

A reserva para uso do Abrigo Rebouças será feita antecipada e diretamente à administração do Parque, por telefone para esclarecimento de quaisquer duvidas e a confirmação de ser feita via e-mail. O contato via telefone deverá ser feito através do números (24) 33521461/33527001.Agendamento do Abrigo Rebouças: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  

A antecedência mínima para solicitação de reserva é de 10 (dez) dias úteis

MAIS INFOS:  http://www4.icmbio.gov.br/parna_itatiaia/index.php?id_menu=145

FONTE: http://www4.icmbio.gov.br/parna_itatiaia/

 

 
Apoio
Divulgação
© 2008 - Brasil Vertical Escalada e Montanhismo