Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo de novidades por e-mail!

ÓLEO DE COZINHA PDF Imprimir E-mail
Seção: Home
Escrito por Brasil Vertical   
Ter, 18 de Maio de 2010 20:12

reciclagem2

Muitas pessoas, não sabem o desastre que causam ao meio ambiente, jogar o óleo de cozinha usado na pia, ralo ou bueiro. Apenas 2.5% de todo óleo de cozinha consumido pelos brasileiros é reinserido na cadeia produtiva.

oleo cozinha

Por que reciclar?
Cada litro de óleo despejado no esgoto tem capacidade para poluir cerca de um milhão de litros de água. Além disso, essa contaminação encarece o processo e prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água. O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos pode causar entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes de coleta. Para retirar o produto e desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos altamente tóxicos, o que acaba criando uma cadeia perniciosa. Fora da rede de esgoto, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo assim, a base da cadeia alimentar aquática e contribui para a ocorrência de enchentes.

Como reciclar?
A arrecadação do óleo de cozinha é feita em processo semelhante ao que acontece com outros resíduos.
Para cada tipo de material - papel, metal, vidro e plástico - estão disponíveis containeres específicos. O mesmo acontece para a arrecadação do óleo, que deve ser guardado pelos consumidores em garrafas pet. Os clientes receberão a orientação sobre o passo a passo do armazenamento do resíduo em material específico, amplamente divulgado nas lojas participantes. Entre as indicações estão: aguardar o esfriamento do óleo e armazená-lo em uma garrafa plástica de 2 litros e, se possível, transparente. Tampar bem e depositá-la no coletor marrom indicado para essa finalidade

Qual o destino do material reciclado?
Diferentemente de outros processos de reciclagem de óleo que transformam o material em detergente (sabão ou sabonete), o óleo arrecadado nas Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever é encaminhado às cooperativas recicladoras de lixo cumprindo também uma função social, com geração de trabalho e renda. Das cooperativas, o material segue para uma empresa especializada e credenciada para ser transformado em biocombustível (biodiesel*). Com isso, além de conduzir o óleo vegetal de volta ao sistema produtivo, a ação evita a extração de combustíveis fosseis, não renováveis.


(*) Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos tais como o craqueamento, a esterificação ou pela transesterificação. Esta última, mais utilizada, consiste numa reação química de óleos vegetais ou de gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulado por um catalisador. (fonte: www.biodiesel.gov.br)

O biodiesel feito com óleo de cozinha segue as seguintes etapas:

- Decantagem e filtragem do óleo para eliminação de impurezas.

- Após limpo, o óleo é colocado em um reator de inox, onde é feito a reação com álcool (etanol ou metanol) e um catalisador (potassa cáustica ou metilato de sódio). Esta reação ocorre entre 2 e 3 horas.

- Reação concluída o produto é colocado em tanque e após descanso, ocorre a separação das fases (biodiesel e glicerina).

- Por um sistema de drenagem é extraído o biodiesel.

- O biodiesel retirado vai para outro tanque com agitação onde é adicionada terra filtrante e clarificante.

- Em outro tanque o biodiesel passa por um filtro prensa para retirada da terra e outras impurezas, terminando assim o processo.

 
Sobre as estaçoes de reciclagem 
Referência por sua eficiência e sustentabilidade, o projeto "Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever" já recebeu, desde o seu lançamento, em 2001, catorze mil e oitocentos toneladas de material, incluindo plásticos, papéis, metais, alumínios e vidros. Por mês, somados os 98 pontos de coleta, o programa recebe, em média, 322 toneladas de resíduos, o que faz dele um dos programas de maior volume de embalagens pós-consumo coletadas e recicladas no país.

O programa "Estações de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever", a partir do dia 1º de junho, passa a receber óleo de cozinha para reciclagem

Começam a se espalhar pelo país projetos para a reciclagem do óleo de cozinha. Você só precisa guardar as sobras em vasilhames do tipo PET, que, aliás, também são reaproveitados. A rede Pão de Açúcar já conta com postos de recolhimento dentro dos supermercados. Por enquanto eles se concentram na cidade de São Paulo, mas devem se expandir por todo o Brasil.

fonte: MaxPress - www.maxpressnet.com.br

 
Apoio
Divulgação
© 2008 - Brasil Vertical Escalada e Montanhismo