Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo de novidades por e-mail!

guiando seu filho para montanha PDF Imprimir E-mail
Seção: Montanha
Escrito por Rodrigo Vasconcellos   
Sáb, 29 de Agosto de 2009 15:54

                                                                             guiando_filho_montanha_01Guiando seu filho para a Montanha

A vida urbana moderna, com os atrativos da tecnologia, do conforto e do convívio social, afastou o homem do mundo natural, com suas belezas, mistérios, ritmos e diversidade. Sentindo a falta daquele contato, cada vez mais ele busca a natureza para estudo, lazer ou simplesmente para um reencontro consigo mesmo, mas em muitos casos também chegou à vez dos nossos filhos.

Tornar esse encontro mais intenso e seguro requer técnicas de vivência no meio natural e ter conhecimentos específicos como primeiros socorros em ambientes remotos, tempo, orientação, navegação, manejar e cozinhar com um fogareiro uma refeição suficiente para todo o grupo com qualidade e segurança.  Assim podemos evitar que algo sério aconteça como insolação, desidratação, hipotermia, se queimar com o fogareiro, ser apanhado por uma tempestade de raios, afogar numa travessia de rio e por aí vai.
Além disso, é necessário ter experiência em condução de grupo e estar atentos a necessidade física, fisiológica e emocional de cada participante, saber mais um monte de apanhados técnicos para que um simples passeio ou uma complexa expedição de 10 dias se torne uma rica e prazerosa experiência.
Em minhas andanças, tenho visto várias empresas que trabalham  com o público jovem atuarem de maneira omissa e irresponsável, talvez por desconhecimento ou ainda mesmo por economia acreditando que o investir no seu corpo de guias não é necessário.

Acreditem que é muito necessário, uma vez que nos capacitamos para PREVENIR, se ANTECIPAR a possíveis problemas e não para que possamos soluciona los quando for preciso.
Por isso, quando forem procurar algo ou alguém que propicie bons momentos na natureza para você e seu filho não se esqueçam de checar algo a mais do que simplesmente o valor, quantos dias e as atividades oferecidas.
Para quem quiser mais informação é só enviar um e-mail para o Brasil Vertical ou entrar diretamente em contato comigo pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Rodrigo Vasconcellos, montanhista desde 1984, iniciou a prática da escalada em 1994 e é instrutor da Outward Bound Brasil onde atua como educador e guia em expedições.

guiando_filho_montanha_02

 
Apoio
Divulgação
© 2008 - Brasil Vertical Escalada e Montanhismo