Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo de novidades por e-mail!

RIO SERTÃOZINHO-RUMO A CACHOEIRA DA PEDRA FURADA PDF Imprimir E-mail
Seção: Trekking - Categoria: Geral
Escrito por Jorge Soto   
Qua, 26 de Agosto de 2009 21:34
Índice do Artigo
RIO SERTÃOZINHO-RUMO A CACHOEIRA DA PEDRA FURADA
Página 2
Página 3
Todas as Páginas

pdafurada7

RIO SERTÃOZINHO: RUMO À CACHOEIRA DA PEDRA FURADA

 A Serra do Mar que circunda os arredores de Mogi das Cruzes (SP) realmente esta cheia de belas surpresas. O Rio Sertãozinho, por exemplo, nasce em Biritiba-Mirim, desce a serra formando varias quedas até desaguar no Rio Guacá, que por sua vez é + um tributário do majestuoso Rio Itapanhaú. Contudo, antes de singrar td este trajeto, o Rio Sertaozinho oferece um raro espetáculo natural, a Cachu da Pedra Furada, possível de ser apreciado mediante breve caminhada em meio à exuberante Mata Atlântica. E lá me vejo novamente topando + um irrecusável convite da animada galerinha "Pé na Lama" afim de conferir de perto + este belo show natureba, neste recanto escondido da serra mogiana.

pdafurada2O tempo havia virado subitamente c/ uma forte frente fria dando às caras na regiao sudeste, anunciando tempo cinzento, chuva e mto, mas mto frio. Entretanto, isso não bastou p/ povo desanimar do bate-volta de sábado e tds compareceram no horario pre-estipulado, na Est. da Luz. Ou quase tds. O frio segurara no berço 1/3 do pessoal confirmado. A previsao meteorologica anunciava "frio c/ tempo encoberto porem s/ precipitacao", o q já era otimo. Dito e feito, a dia amanhecera bastante animador, inclusive c/ eventuais janelas de sol e céu azul. So não contavamos q essa previsao otimista não vale na Serra do Mar.
Assim, após zarpar de Sampa e fazer a respectiva baldeaçao em Guaianazes, saltamos em Mogi das Cruzes as 8:30. Os remanescentes da lista eram dignamente representados pela Báh, Nei, Fernando, Vanessa, Milena, Karina, Eddy e Claudio 1 e Claudio 2 - A Missao. Na sequencia, não tardou mto até tomar o busao q nos deixaria em seu pto final, isto é, o rustico boteco no meio do nada q atende pelo nome de "Balança", a meio-caminho de Bertioga (km77), onde chegamos as 9:40.
Após + uma sessao de comilança, onde coxinhas, pasteis e tortas deram conta dos protestos de nossas lombrigas, pusemos pé-na-trilha, finalmente, as 10hrs. Ou melhor, pé-no-asfalto. Mas nao sem antes o Claudio tomar seu Redbull matinal. Marchamos pelo acostamento esquerdo da estrada e fomos avancando, sentido litoral. Nos primeiros 500m ignoramos a entrada (à direita) q nos leva pra "Trilha das Antas", sempre em frente, até sair do municipio de Mogi pra adentrar no de Biritiba-Mirim. Porem, lentamente brumas úmidas comecavam a encobrir o alto da serra ao redor, fustigando uma fina garoa sob nossos rostos, o q nos obrigou irremediavelmente a trajar anorakes. "O tempo já já abre!", pensei. Sonho meu.
Após cruzar com a placa "Você está entrando no Pque Est. Serra do Mar", mais precisamente um pouco depois do km80, as 10:40 adentramos numa discreta picada em meio a capinzal e brejo, à esquerda (leste). Dali foi só prosseguir desimpedidamente, s/ mta variacao de altitude, chapinhando por trilha, brejo, lama e capim, durante um bom tempo, sempre nos mantendo na principal. Mas logo mergulhamos na mata fechada e úmida, onde o silencio sepulcral da floresta so era rompido pela nossa presença e pelos respingos no solo da garoa acumulada na densa vegetacao, marcada por vistosas bromelias, touceiras de altos bambus e muito cipó batendo no rosto.

undefined


 
Apoio
Divulgação
© 2008 - Brasil Vertical Escalada e Montanhismo