Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo de novidades por e-mail!

DOR NA COLUNA DURANTE E DEPOIS DO TREKKING PDF Imprimir E-mail
Seção: Técnicas - Categoria: Geral
Escrito por Dr. Carlos Roberto Mó, com exclusividade para o Brasil Vertical   
Ter, 25 de Agosto de 2009 12:55

neaf56DOR NA COLUNA DURANTE E DEPOIS DO TREKKING

A prática do trekking com ou sem mochila (carga), exige o mínimo de preparo físico, com especial atenção à coluna lombar. Dados mundiais nos mostram que 90% da população teve ou terá um episódio de dor lombar, ou seja, todos nós estamos sujeitos. No trekking não é diferente, se não houver o preparo adequado sua prática pode sobrecarregar a coluna.

neaf 055Mas o que acontece com a coluna nessas horas?

O nosso centro de gravidade é um pouco a frente das vértebras lombares,  cerca de 10 a 15 cm anterior. Para mantermos  uma postura adequada no dia-dia,   uma série de músculos, inclusive os da lombar entram em atividade para manter o centro de gravidade no local adequado. No trekking isso aumenta mais, pois se somam:  a carga nas costas, irregularidade e inclinação do terreno.  Portanto, a coluna lombar é ainda mais exigida nessas atividades, e o centro de gravidade tende a ficar ainda mais anterior em função do peso da mochila e inclinação do terreno. Em busca do equilíbrio do centro de gravidade, os músculos lombares (multífidos) são muito mais exigidos podendo chegar à fadiga. E quando chegam neste ponto (situação comum no trekking),  podem  gerar dores lombares muito fortes que  em alguns casos irradiam para a perna, pois a partir deste ponto de fadiga as articulações da coluna também serão sobrecarregadas e até podem perder a funcionalidade, atrapalhando o desempenho do atleta.(fig. 1)

 figura 1 coluna

fig 1 desmostra a força da gravidade e peso atuando sobre a coluna lombar.

Existe Tratamento?

Sim, o tratamento é dividido em fases, onde o fisioterapeuta primeiro restaura a mobilidade  e a funcionalidade das vértebras lombares, numa segunda etapa inicia o treinamento de controle motor dos músculos correspondentes e na terceira etapa o fortalecimento dos mesmos.

Existe prevenção?

Sim, um bom treinamento da musculatura lombar é muito indicado. Porém, temos que tomar muito cuidado na escolha do treinamento, porque a coluna lombar é muito sensível em flexão do tronco e muito forte em extensão do tronco, ou seja, é muito recomendado realizar extensão do tronco, mas partindo do plano frontal (zero).

neaf 057

O que fazer em caso de dor após do trekking?

O melhor recurso a ser usado após um dia de trekking é colocar uma bolsa de gelo na região e deixar por 30min. O gelo é analgésico, antiinflamatório e evita que o aumento da lesão. E outro recurso que pode ser utilizado na hora,  é procurar uma posição de conforto,  que alivie a dor.

O que não se pode fazer?

Alongamento imediato, ficar "estalando" a coluna sem um avaliação fisioterapêutica prévia,  colocar bolsa de água quente.

logo neafMais informações sobre o assunto ou dúvidas  entre em contato

Dr. Carlos Roberto Mó, email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Site: www.neaf.com.br

 

 
Apoio
Divulgação
© 2008 - Brasil Vertical Escalada e Montanhismo