Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo de novidades por e-mail!

RECICLAR, VOCÊ SABE COMO? PDF Imprimir E-mail
Seção: Home - Categoria: Lateral
Escrito por Brasil Vertical   
Qua, 30 de Março de 2011 00:00
Índice do Artigo
RECICLAR, VOCÊ SABE COMO?
O QUE PODE SER RECICLADO
NÃO SÃO RECICLÁVEIS
Todas as Páginas

reciclagem

MANUAL DA RECICLAGEM

Os especialistas derrubam alguns dos mitos mais difundidos sobre a reciclagem e dão dicas básicas para quem quer começar a separar o lixo.

O conceito da recilcagem já está incutido nas nossas  vidas, a todo momento somos bombardeados com informações e a cada dia a sociedade, até mesmo aqueles mais carentes, se tornam mais intolerantes ao lixo e sabem que se não reciclarmos num futuro muito breve  nossos recursos naturais se esgotarão e a poluição do meio ambiente se tornará ainda mais insustentável. Isto tornaria a Terra um ambiente nocivo as gerações fututras e seria possivelmente o fim da raça humana.

MAS SERÁ QUE SABEMOS RECICLAR?

Recentemente a revista Veja fez uma excelente reportagem sobre este tema.Os especialistas derrubam alguns dos mitos mais difundidos sobre a reciclagem e dão dicas básicas para quem quer começar a separar o lixo

mardlixo

mar de lixo fonte web

VALE A PENA FAZER
Separar o lixo seco de todos os restos orgânicos: um copo sujo de cafezinho pode inutilizar quilos de papel limpo- e reciclável.Lavar as embalagens para retirar os resíduos dos alimentos e dos produtos de higiene e limpeza.

NÃO VALE A PENA FAZER
Separar o lixo seco por tipo de material. As empresas e cooperativas farão uma nova triagem- estando o lixo organizado ou não. Amassar latas e garrafas PET ou desmontar as embalagens longa-vida. São medidas que não encurtam em nada o processo de reciclagem.

 O LIXO ESPECIAL

Lâmpadas
O que fazer: separar as fluorescentes num lixo à parte. Misturados aos outros restos, os cacos costumam ferir os catadores. Já as lâmpadas incandescentes não são recicladas, uma vez que, segundo mostram as pesquisas, não causam impacto negativo no meio ambiente - elas devem ser depositadas, portanto, no lixo comum.

Baterias
O que fazer: reciclam-se só as de telefones sem fio, filmadoras e celulares - as outras, assim como as pilhas, têm baixa concentração de metais pesados e por essa razão não são tidas como prejudiciais ao meio ambiente. Para reciclar, faça um lixo separado: como as baterias são frágeis, podem romper-se e contaminar o restante dos detritos.

Cacos de vidros planos e de espelhos
O que fazer: embalar em jornal e colocar num lixo separado. Seguirão para vidraçarias - e não para as tradicionais fábricas que reciclam vidro.

OS ESTRAGOS DO ÓLEO DE COZINHA
O óleo de cozinha é um dos alimentos mais nocivos ao meio ambiente. Jogado no ralo da pia, ele termina contaminando rios e mares.

Eis o número: 1 LITRO de óleo de cozinha polui 1 MILHÃO DE LITROS de água.

Como reciclar: colocar o óleo em garrafas PET bem vedadas e entregá-las a uma das várias organizações especializadas nesse tipo de reciclagem (ver no site www.cempre.org.br).

Destinos do óleo usado: fábricas de sabão e produção de biodiesel  



 
Apoio
Divulgação
© 2008 - Brasil Vertical Escalada e Montanhismo