Cadastre-se e receba com exclusividade nosso informativo de novidades por e-mail!

ILHA GRANDE DE VELEIRO PDF Imprimir E-mail
Seção: Aventura - Categoria: Geral
Escrito por Angelo Zip   
Sex, 29 de Maio de 2009 22:11
Índice do Artigo
ILHA GRANDE DE VELEIRO
page 2
Todas as Páginas

imagem-771

ILHA GRANDE DE VELEIRO

Pra quem ainda não conhecia a Ilha Grande, não pude deixar de aproveitar a rara oportunidade e aceitei de pronto o convite do Paulo: ir para Angra e fazer uma velejada. Ele teria q ir de qq jeito para pagar um mecânico que havia consertado o barco.

eu-na-popa_

5161888

Velejadores Angelo e "Capetão" Paulo Vinicius

Esse primeiro contato com um veleiro foi uma experiência     realmente marcante, afinal é um barco de gente grande com 35 pés que dá até pra viajar o mundo. Pelas fotos pode se perceber q gostei da brincadeira. Diferente de lanchas de autonomia reduzida e custo alto, o veleiro é uma alternativa atraente pela autonomia e facilidade em vencer-se gdes distancias. Resumindo tudo: EU QUERO UM DESSES PRA MIM !!! rsrsss... É um sonho, e dos grandes, mas eu chego lá...


Todo esse entusiasmo surgiu em apenas dois dias com o barco. Foi pouco, mas já deu pra sentir as vantagens e possibilidades que o veleiro oferece. Velejar em um barco desses nao é tao simples como pode parecer: tem que se trabalhar bastante, "caçando" o vento onde ele estiver, posicionando as velas, conferindo o rumo na carta e sempre atento para nao levar uma pancada da base da vela nas mudanças bruscas de vento. Uma batida dessas na cabeça é morte certa, acreditem! Portanto, velejar nesse nível nao é brincadeirinha, não! É necessário força física (para manejar os cabos) e muiiita atençao: bobeou, dançou feio... Na melhor hipótese, seremos jogados no mar....


Mas o pior de tudo foi tentar memorizar os nomes para entender o que o Capetão, digo, Capitão, rss, pedia. São trilhares de nomes completamente estranhos, é de matar! mas tive q aprender na marra, já q eu era o unico q podia ajudar no manejo do bicho. Melhor foi mesmo conduzi-lo. Apesar do barco ter piloto automático, fiz questão de manejá-lo diretamente, é muito mais emocionante.
Ele fica ancorado na Marina de Bracuy, a uns 20 km de Angra dos Reis. A Marina e todo o entorno é de cair o queixo. Fica em um fundo de baia rodeado de lindas montanhas, com o Pico de Frade sobressaindo-se.

5171995 5171987

Praias Desertas "Privilégio de poucos aventureiros"


5171991 5172070

Praias de Ilha Grande


Assim que chegamos na Marina, a primeira e desagradável surpresa: o barco nao estava no local que deveria. O motivo: o mecanico que estava mexendo no motor saiu para testar, mas nao avisou ninguem, nem o dono. Nem precisa dizer como o Paulo ficou alegre. Felizmente tudo passou e logo o barco retornava. Depois de alguns ajustes partimos em direção a Ilha Grande. Embarcado somente eu o Paulo, já que duas outras pessoas que viriam, desconfirmaram na sexta a feira à noite, o q até foi compreenssivel, já que chovia e fazia frio. Velejar com um tempo assim é convidar-se para sofrer molhado e tremulo. Felizmente a previsão meteorológica nao funcionou inteiramente. O ceu estava encoberto e o tempo frio na região de Angra no sábado, mas nada de chuva. Algumas aberturas prenunciavam melhoria, o que nos animava um pouco.


Partimos tarde, quase a uma hora da tarde. O tempo de viagem de Bracui até o Abraão era de 3 a 4 horas, dependendo das condiçoes de tempo. Sem maiores incidentes chegamos lá em torno das 5 horas, a tempo de aproveitarmos um pouco do local.... O restante foi básico: descer na ilha, fazer um reconhecimento geral e voltar pra dormir, afinal havia dormido pouco mais de uma hora na noite anterior e dirigido um tempão.... Apesar dos pesares, compensou amplamente o esforço, pois o dia seguinte estava bonito e propicio para fotografar. Tudo meio corrido, mas valeu... Agora ficou a vontade e navegar em todo o entorno da Ilha para destrinchar todos os seus recantos de litoral... e isso irá acontecer em breve.

Angelo Zip

5161877 5161861

5172042 5172095

5171896 5171909

Detalhes do veleiro, parte interna e comandos

 
Apoio
Divulgação
© 2008 - Brasil Vertical Escalada e Montanhismo