Saímos de São Bento do Sapucaí rumo a Chapada da Diamantina, na Bahia. Eu, Marcelo(o “Lelo”), Luiz, Tiago e Valadão. Fomos para Lençoes, cidade de entrada da Chapada. Ficamos ali o tempo todo acampados, as pedras são perto da cidade. Uma boa opção é começar escalando em Lençoes, da também para ficar em pousada barata lá e depois se você for para outros lugares é bom fazer uma compra ali. Existem dois “mercadinhos” na rua das pedras, são bons e baratos (tem um pão integral caseiro, que é muito bom!)

 

 

 

 

 

Tem várias agências de turismo em Lençoes, e os guias locais sabem onde estão as pedras e os caras fazem questão de levar você para escalar, por prazer.

Estivemos em três locais de escalada na região, Lençoes, aonde a escalada , é em “conglomerado”, Palmeras com escalada em “arenito” e Igatu com escalada em “quartzito”.
As distâncias não são pequenas é bom estar com carro, de Lençoes para Palmeras 45km, e para Igatu são 90km.

Escalamos mais em Palmeras, que é uma cidadezinha de uns 5 mil habitantes. Fica a 6km de um paraíso de arenito, como referência há um vilarejo que se chama Lavrinha ao lado do “point”, 500metros.

Encontramos com os gêmeos Matheus e Thiago Veloso de SP, que assim como nós também ficaram impressionados com potencial do local. Chegamos a escalar dois dias juntos e o resultado foram dois Boulders V10(no mesmo dia) chamados "Tramontina e Garimpo". Se deve tomar cuidado para não entrar em boulder com pinturas rupetres, há muitas no local.

Abrimos vários boulders na região, a área é praticamente virgem, sem ascenções um imenso campo de boulder, o maior que já vi.

O único local em que se vê alguém escalando é em Lençoes, na pedra do Diamante e dai em diante é na Tora, é um estado lotado de pedra para se descobrir e tem tanta coisa que você fica até perdido.

Nossa viagem pela Bahia durou 30 dias, achei pouco tempo para o grande potencial que vi. Vou voltar em breve. Acredito que lá tenha linhas de 5.14 ou até 5.15, além de muito V12, V13 ou até mesmo V15 para abrir.

É bom sempre levar protetor solar e repelente. Boas escaladas

Leandro “Pardal”
Escalador residente em São Bento do Sapucaí-SP
Contato: leandro5.14@bol.com.br

Edição 1 — ESCALE MAIS E CUIDE DE SUA PELE

Clique aqui para ver as fotos


Atenção: O site Brasil Vertical adverte que as atividades de Montanhismo e Escalada são inerentemente perigosas, oferecem risco e que devem ser praticadas somente por indivíduos com conhecimento técnico e equipamento adequado e que assumam pessoalmente todas as responsabilidades.
As informações aqui oferecidas não substituem a formação por meio de cursos técnicos ou contratação de guias. Verifique sempre todo o seu equipamento, antes e depois da atividade.
Tenha boas informações sobre o local aonde pretende ir. Escalando, use sempre capacete!

 

 

 


CHAPADA DA DIAMANTINA - BOULDERS ALUCINANTES
Por Leandro “Pardal”